Alegria nas Tribulações




"Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança." Romanos 5:3-4 NVI


No versículo anterior Paulo havia dito: "...e nos gloriamos na esperança da glória de Deus." (v.2).

Esta palavra gloriamos sugere confiança e alegria. O autor indica a exultação do crente na esperança da glória que Deus irá manifestar. Um pouco mais adiante, no capítulo 8 ele vai dizer:

"Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada." Romanos 8:18 NVI

Este versículo nos é útil de duas formas. Primeiro para nos dar uma perspectiva da glória futura e depois, para introduzir o próximo tema do autor, isto é, sofrimentos ou tribulações.

Paulo substitui o objeto da alegria, ou seja, a glória de Deus a ser revelada, por tribulações. O cristão deveria se alegrar "não apenas" na esperança da glória de Deus "mas também" nas aflições.

Provavelmente, estes sofrimentos a que Paulo esta se referindo são aqueles cuja causa se deve a nossa união com Cristo.

Isto porque todo o mal que os cristãos experimentam refletem o conflito entre "esta era", dominada por Satanás, e a "era vindoura", a qual os cristãos tem sido transferidos pela fé.

Todo sofrimento revela a presença do inimigo e envolve ataques ao nosso relacionamento com Cristo.

Se reagimos com dúvida na bondade e nas promessas de Deus, ou com agressões aos outros, ou com desespero, ou até mesmo apostatando, então estes sofrimentos podem nos trazer derrota.

Mas se reagimos com uma atitude de confiança e alegria, como Paulo encoraja aqui, estes sofrimentos produzirão preciosas qualidades espirituais.

Conforme a seqüência alistada no versículo citado no início, a primeira virtude que a tribulação produz é a "perseverança".

"Perseverança" é uma palavra que denota força espiritual de alguém que permanece firme embaixo de pressão, e que se torna ainda mais forte com o sofrimento.

A perseverança produzirá, se a nossa atitude for correta, um "caráter aprovado."

Como resultado deste caráter aprovado, finalmente, o cristão que responde ao sofrimento com a atitude certa encontrará, no fim da linha, que sua esperança se fortaleceu.

Esperança, assim como músculo, não será forte se não for usado. É no sofrimento que se exercita a determinação e se fortalece a esperança.

Portanto, seja qual for o sofrimento ou tribulação que se experimenta hoje ou amanhã, é preciso lembrar que a vitória depende de uma reação correta, ou seja, uma confiança alegre no Senhor!


Em Cristo,
João Crisóstemo
Loading...