COUNTABLE AND UNCOUNTABLE NOUNS



Os Countable Nouns são os substantivos contáveis e, tal como o nome indica, podem ser contados em números e têm plural. Já os Uncountable Nouns são incontáveis e, logo, não possuem plural (com raras exceções, que você pode conferir abaixo).

Exemplos de Countable Nouns (Noun / Singular Plural).

Chair / One chair / Two chairs. Computer / One computer / three computers. Strawberry / One Strawberry / Four Strawberries.

Exemplos de Uncountable Nouns

Os uncountable nouns (substantivos incontáveis) não podem ser contados em números e, regra geral, são apenas usados no singular. Alguns exemplos são: electricity (eletricidade) / rice (arroz) / water (água).

Uncountable Nouns List 

Abstract idea (ideia abstrata) - advice (conselho) / fun (diversão) / help (ajuda) / pride (orgulho). 
Drink (bebida) - beer (cerveja) / coffee (café) / juice (suco) / tea (chá) / water (água). 
Food (comida) - bread (pão) / cake (bolo) / meat (carne) / rice (arroz) / spaguetti (espaguete). 
Subject (assunto) - art (arte) / grammar (gramática) / poetry (poesia) / Portuguese (Português). 
Substance (substância) - air (ar) / iron (ferro) / oil (óleo) / oxygen (oxigênio) / metal (metal).

Uma das causas que geram mais dificuldade na aprendizagem desta matéria é que há substantivos que são contáveis em português, mas incontáveis em inglês. Por isso, é preciso praticar e estar atento. Exemplos: homework (dever de casa) nunca é "homeworks", luggage (bagagem) nunca é "luggages".

Plurais Incontáveis, a exceção

Embora a maior parte das vezes sejam encontrados na forma singular, os substantivos incontáveis podem aparecer, excepcionalmente, no plural. Nestes casos, as palavras ou expressões que identificam a quantidade estão ocultas. Exemplo: Two teas, pleaseAo fazer esse pedido ao garçom ele entenderá que o que queremos, na verdade, são two cups of tea (duas xícaras de chá).

A or An

Os artigos indefinidos a e an são usados apenas com os substantivos contáveis e sempre, claro, no singular. Exemplos: He never wears a jacket to go out. (Ele nunca veste uma jaqueta para sair). My son ate an apple after lunch. (Meu filho comeu uma maçã depois do almoço). 

Para indicar quantidades de substantivos incontáveis são utilizadas as seguintes palavras ou expressões: somea bit ofa littlea lot ofmuchExemplosI did not eat much rice today. (Eu não comi muito arroz hoje). He has been reading a lot of poetry lately. (Ele tem lido muita poesia ultimamente).

Porém, se formos precisos nas quantidades, podemos utilizar, por exemplo: I am going to supermarket to buy a bottle of oil. (Vou ao supermercado para comprar uma garrafa de óleo.) Add only a pinch of salt. (Adicione apenas uma pitada de sal). I need a spoonful of butter. (Eu preciso de uma colher de manteiga).

No primeiro exemplo o óleo é um substantivo incontável. Ele tem o artigo "a" porque está sendo indicada a quantidade exata de óleo, ou seja, uma garrafa. Desta forma, o artigo está combinando com a garrafa (a bottle) e não com o óleo.O mesmo acontece com o sal e com a manteiga. O artigo está combinando com a pitada e com a colher, os quais são substantivos contáveis.


todamateria